Bolo de maracujá, passion fruit, fruit de la passion…

15 de abril de 2011 § 58 Comentários

Meu bolo preferido é de fruta. Mais precisamente este aqui e sua versão laranja (que tem algumas diferenças básicas, mas não se preocupem que logo logo eu faço e publico). Fórmula básica, sem erro, que eu costumo servir para as minhas clientes que chegam no fim da tarde, com café ou chá.

Aqueça o forno a 180° (médio); unte e enfarinhe uma forma pequena de bolo (20 cm) com buraco no meio, toda ela, sem margem. Na batedeira, 4 gemas peneiradas + 1 xícara de açúcar + 2 colheres bem cheias de manteiga de primeira qualidade (Aviação ou artesanais são as mais indicadas). Bata muito sem pressa, da menor à maior velocidade da batedeira ou do braço. Quando o creme estiver lisinho e homogêneo, junte 1 xícara suco concentradíssimo de maracaujá com semente e tudo (coloque na xícara a polpa de 2 maracujás e complete, sem encher, com um pouco de água, pulse no liquidificador, e não coe, pois estas sementinhas espatifadas na massa fazem toda a diferença quando assadas!) + 2 xícaras de farinha de trigo (pode ser integral) + 1 colher de sopa de fermento (olhe a validade e faça o teste colocando um pouquinho na água para ver se borbulha). Bata bem batidinho, sem pressa, da menor à maior velocidade, retire a tigela da batedeira, bata as 4 claras em neve e some, delicadamente ao creme, desta vez usando um fouet ou uma colher de pau em movimentos circulares de baixo para cima, do peito para fora, como quem bate claras em neve com um garfo (já fiz muito isso quando menina auxiliar da mamãe). Isso é para que a clara não perca o seu aerado que deixa o bolo fofinho – crenças minhas que costumam dar certo.

Leve ao forno médio, onde ele deve ficar por uns 30 minutos, mas isso não é regra. Faça o teste do palito quando o cheiro anunciar o ponto, e depois que tirar o bolo do forno faça uma caldinha rala com 1 xícara de suco de maracujá concentrado (proceda da mesma forma que procedeu com o suco da massa) + 1 xícara cheia de açúcar no fogo baixo. Desenforme o bolo e deite a calda ainda quente sobre ele.

Esta medida de açúcar é para pessoas que não o apreciam em demasia e não pretendem sobrepor o azedinho charmoso do maracujá.

Depois me contem. =)

Ah! E não esqueçam das regrinhas básicas para arrasar no bolinho sem medo de ser feliz! =P

A Andiara Duchesqui fez ó:

“Oi Katita, tudo bem?

Só queria te mandar esta foto, fiz teu bolo ontem a noite, olha que lindo!!! E você tem razão, minha casa toda ficou perfumadíssima com o aroma do maracujá…

A cada dia fico mais feliz por poder te acompanhar

Mil beijos da Andiara”

§ 58 Respostas para Bolo de maracujá, passion fruit, fruit de la passion…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bolo de maracujá, passion fruit, fruit de la passion… no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: