Praia do Forte, 10 de abril de 2011

10 de abril de 2011 § 43 Comentários

Quando for à Praia do Forte promete que vai conhecer o Projeto Tamar? Especialmente se estiver com crianças? Eu fiquei tão orgulhosa hoje ao visitar o projeto! Quando estive lá pela primeira vez, há muitos anos atrás, era tudo muito simples, mas hoje eu chapei com a infra-estrutura. O projeto cresceu muito! Há lindos e enormes aquários, com passagens semi-subterrâneas para o público ver de perto lindas arraias, tubarões, tartarugas e peixes incríveis! Tem cineminha, submarino amarelo, museu de peixe, uma estrutura bacanérrima e super educativa para os guris, além de uma loja linda e de um Bar do Souza lá dentro!

Souza é O cara. Dono da mais importante instituição de comer da Praia do Forte: o bolinho de peixe do Souza, que, realmente, é babado (não dispense o molho de pimenta de lá, que é tudo!). O restaurante grandão e badalado fica na vila, mas o grande lance é comer bolinho dentro do Tamar, de cara para o mar deslumbrante. Um astral!

Quando for à Praia do Forte promete que vai tomar café no Tango Panaderia e Café? Das melhores coisas de lá; de uma ótima empreendedora argentina, inteligente, focada, caprichosa e cosmopolita. Peça um croissant e um café, leia os jornais, e leve pães de aipim, milho e batata doce para casa. Se gostar de doces, vai enlouquecer com as tortas e pães doces, vou logo avisando. São duas lojas, uma pequenininha na entrada da vila (que eu prefiro) e outra bem maior no meio da alameda principal.

Esta aí da última foto é a Rô, minha amiga-irmã que enlouqueceu, jogou tudo para cima, e foi morar lá. Eu também enlouqueci, joguei tudo para cima este fim de semana e fui lá para ver se ela está bem instaladinha e feliz. E ela está sim, obrigada! =)

§ 43 Respostas para Praia do Forte, 10 de abril de 2011

  • Nana disse:

    Katia..quase pirei nessa sua foto do bolinho!!vc seguramente vai lembrar que te imploreiiiii (lá no rainhas) que tinha visitado a praia do forte e te pedi uma dica de como seria feita essa delícia do Souza!Já que vc falou que tem ma ligeira ideia.Passa essa ligeirice pra cá nega!Tô com desejo tem 2 anos. Bjo e tá lindo o Blog. Nana (Bolivia)

    Curtir

  • Fabiana disse:

    Eu fui para a Praia do Forte neste feriado, a-do-rei!!! Que lugar lindo!!!

    Passei no Projeto Tamar, experimentei o bolinho de peixe no Souza, tapioca na Casa da Farinha, acarajé em uma das baianas e sorvetes de seriguela, umbu e biribiri; tudo muuuuuito bom! Ai, ai… já estou com saudades…

    Fui também conhecer Salvador, outro lugar lindo, cheio de história.

    Tomara que eu possa voltar para a Bahia logo, logo!

    Curtir

  • Luiza-Porto Alegre/RS disse:

    Katita, fui para a Praia do Forte em julho/2010 com marido e filho e adoramos!
    A praia, a tranquilidade da vila, os passeios até as piscinas naturais no bicitáxi, a hospitalidade – em uma semana já estávamos amigos do pessoal dos restaurantes da beira da praia – as comidinhas, o famoso bolinho do Souza (da Vila e do Tamar), e tantas outras coisas boas que nos deixaram apaixonados pela Praia do Forte.
    O Projeto Tamar foi um passeio muito legal, que agradou aos adultos também.
    Gostamos tanto que meu pequeno não queria voltar pra casa e pergunta se nas próximas férias vamos à Bahia. ;0)

    Curtir

  • Joana Freire disse:

    Que passeio bom!! Daqueles que alegram o coração, não?
    Nunca subi até lá. Meu máx foi Praia do Flamengo quando ainda tinha tanto mato, que não se via areia.
    Mas em compensação, uma vez, visitei um projeto semelhante, de peixes- boi ( ihh…escreve assim??!), no Recife, próximo do Forte Orange. Amei a visita. E entendo Bento, totalmente… dá uma canseira.. mas, das boas. Tipo, vale a pena ver de novo.

    Curtir

  • Aline Neme disse:

    K…. só agora consegui acessar a net com calma… vida louca essa de mãe né?!
    Meu sirizinho nasceu!!! Para falar a verdade, hoje ele está completando um mês de vida! Uma gracinha… mas dá um trabalhão! hehehehehehehe
    bjundas

    Curtir

  • Rosangela Moraes disse:

    Queria me teletransportar p/ Praia do Forte djá!!!!Tenho algumas passagens engraçadas daí. Mas enquanto isso não acontece vou tocando a vida aqui em Santos mesmo. Um beijo grande!!!

    Curtir

  • Abigail Ponte disse:

    Dona Katita!

    Prazer! Sou sua fã silenciosa desde o Rainhas, silenciosa mas apaixonada… Sou de Brasília… E semana q vem estarei aí na sua terra, Salvador e vou para Boipeba também! Então, não pude perder a oportunidade de comentar…. E pedir, assim, se vc puder, me dê umas dicas (como essa da Praia do Forte q já anotei!) – o q uma candanga pode fazer por essa bandas… Coisas q só quem mora por aí, sabe! O q eu posso trazer da culinária característica daí, onde comprar, artesanatos, restaurantes imperdíveis…. Enfim! O q vc puder me dizer vou ficar mto feliz!! Obrigada… Vc é mesmo um piteuzinho…. (JÁ FIZ VARIAS RECEITAS POSTADAS POR VC… Tenho o livro!) Parabéns por trazer tanta alegria p/ nós!

    Curtir

    • Katita disse:

      Abigail, boneca, sua empolgação me contaminou! Me deu até vontade de fazer um post com dicas de Salvador, mas isso dá um trabalhão, flor, e nem cabe tudo num post. Mas vamos nos falar por e-mail? Me cobra que eu te dou as dicas!
      =)
      Beijo carinhoso,
      K.

      P.S.: Boipeba é TUDO!

      Curtir

  • Cristina Gomes/Brasilia disse:

    Ah Ka, que delicia matar a saudade de lá…
    Em janeiro ( quando estive por ai e não conseguimos nos encontrar lembra?,meus filhotes curtiram demais o Tamar e o niver da filhota foi comemorado no Tango…ô lugar legal viu?

    Curtir

  • Karla Maria disse:

    Delícia de programa.
    Fomos a PF qdo o Bê tinha 4 anos, preciso voltar porque sei que ele vai curtir muito mais agora e eu tenho que conferir essas dicas imperdíveis, Ka.
    Bjk no Bento-lindo-fofo-que-tá-enorme.
    Bj

    Curtir

  • Nana disse:

    Esse post, para mim, se resume a uma palavra: SAUDADE!
    Katita do ceu! Como morro de saudades de todos esses lugares que voce citou! Sempre que vou ao Brasil, PF eh passagem obrigatoria. Sei que a vila esta super “urbanizada” e coisa e tal, mas ainda assim, acho que PF nao perde o charme! O o bolinho de peixe do Souza me faz sonhar por dias antes de entrar num aviao para a minha maratona de voos ate chegar em casa! Sim, porque minha casa sera sempre Salvador ne gata!
    Adorei o post! Agora vou curtir minha melancolia… que sera muito boa pelas otimas lembrancas do local!

    bjs e otima semana!

    Curtir

  • Pâmela disse:

    Eu estive na Praia do Forte em novembro de 2010. Parei em frente ao Projeto Tamar, pensei, pensei, e desisti de entrar… preferi andar pela praia e conhecer o vilarejo, que achei uma graça… e agora, vendo suas fotos, senti uma pontinha de arrependimento! Hunf! rsrs…

    Curtir

  • Marilene da Silva Bastos disse:

    Katita como sua amiga não estaria bem naquele paraíso??? Pretendo voltar lá, até pq só conheci o projeto há muito tempo, como vc…e agora tenho uma filhota….Fiquei babando por esses bolinhos de peixe….

    Curtir

  • Luiza Sampaio disse:

    ahhhh a PF… uma delicia, sempre!
    Muitas vezes saimos daqui pra passear la ao inves de ir a Salvador! as crianças adoram e nós tambem! :)))))
    beijo de tartaruga em Bento. ele passou a mao na arraia?
    Beijao
    Luiza

    Curtir

    • Katita disse:

      Amiga,a Praia do Forte é tua cara e da tua famíla mesmo. =)
      Como fomos ao Tamar bem cedinho na hora em que eles abriram, não deu para passar a mão nos bichos (eu queria alisar mesmo o tubarão lixa, que roubou meu coração – já viu como ele é exibido e fica nadando de barriga para cima quando tem platéia?), pois isso só é permitido às 16h45 quando são alimentados e a esta hora já estávamos voltando – e passando pela frente de Busca Vida. =)
      Também não deu para embarcarmos no submarino amarelo desta vez porque nas duas sessões marcadas, estávamos viajando e comemos bola! Quando fomos correndo a sessão já tinha começado.
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Ana Luiza disse:

    Katita, amo a praia do forte, moro ali pertinho em Vilas, então, vira e mexe estou por lá, entre curtas e longas temporadas!! Me sinto bem a vontade para falar daquele paraíso! 😉 Ao longo dos anos a PF continua um lugar maravilhoso, mas o serviço….deixa a desejar. Já deixei de frequentar: o Souza, o Tango e a Taverna Paradiso, apenas por conta do serviço. O que se serve nesses lugares são delícias, mas que infelizmente não compensam o serviço. Realmente qdo é um domingo chuvoso como esse último, td melhora muito, mas acho que servir bem tem que ser SEMPRE!!! É uma pena! Tenho procurado conhecer lugares que não estão nos “guias” e jornais e tenho tido ótimas surpresas!!!

    Curtir

    • Katita disse:

      Ana Luiza, eu também corri atrás de comida boa fora do circuito e pirei na moqueca de camarão do Caçuá, um restaurante super simples naquela rua de trás que vai dar na orla onde tem as barracas. Tem a Pizza Surf também e várias birosquinhas com carinhas promissoras. Mas vou adorar tuas indicações, viu? Põe na roda, please? =)
      Sobre serviço bom, infelizmente, este problema não se resume apenas à Praia do Forte, né? Uma pena!

      Curtir

  • Livia Palma-Aqui de Piranhas-AL disse:

    Quando eu digo que amo este lugar alucinadamente….
    Já tentei fazer o bolinho do Souza, mas não fica igual…
    parece tempero de mãe(fica bom, mas…)
    Bentinho se esbaldou né? Os meus adoram tambem…Já teve ocasiões de sairmos bem cedinho, antes do sol nascer e
    tomarmos cafe da manhã lá.
    Beijinhos proces tudo!

    Curtir

    • Katita disse:

      Livia, eu tirei cá as minhas conclusões sobre o feitio dos bolinhos. Acho até que dá para arriscar uma versão, mas igual àquele não tenho pretensão nenhuma, colega.
      Bento surtou tanto que ue não consegui acordar ele hoje cedo para a escola. Dei um desconto e ele ainda dorme.
      Beijo,
      K.

      Curtir

  • Luciene disse:

    Lindo passeio… Praia, amigos e criancas felizes! Boa semana, bjo.

    Curtir

  • Nanda( a da lad da barra) disse:

    Bentinho um fofuxo..
    PF uma dílícia…
    Você deusa, deusa!
    ( o sorriso bonito da Rô taí para confirmar).
    Tô sem salvador até sexta e fiquei com vontade de café com vc. Mas como sei que as festas estão bobando e os cursos chegando, vou matando a saudade por aqui. De todo jeito, mand o meu novo celu (71) por e-mail, porque a esperança é moça tinhosa;)
    Beijos, lindeza.

    Curtir

  • Ana disse:

    Eu fui e fiz tudo isso. Meu Deus, que paraíso esse lugar, não? Gostei tanto que repeti… 3 vezes já. E vou repetir quantas vezes eu conseguir!
    E Bentinho, que meninão, como está crescido!

    Curtir

    • Katita disse:

      Ana, lugar bacana não dá para ir de uma só vez, a gente nunca tem tempo de ver e experimentar tudo, a não ser que passemos uma temporada, um veraneio. Quando achamos que conhecemos a vila vamos descobrindo o entorno, mais simples, a vida real dos habitantes da região, o que às vezes é muito mais interessante do que a proposta turística. Aliás, eu diria que, para mim, é sempre mais interessante.
      Sim, flor, eles crescem rápido, muito rápido!
      =)

      Curtir

  • Oi Katita boa noite

    Comemos o seu Frango a La Fiona. Passa no meu blog qdo tiver um tempinho para ver como ficou.

    Priscila Beneducci
    MG

    Curtir

  • Kelly disse:

    Querida Katia… Estou muito, muito feliz com as dicas de hoje e com as dicas que vc me deu de restaurantes na sua terrinha…
    Já copiei tudinho, vou imprimir e mandar ver quando chegar aí… Tenho certeza que vou pirar nessas dicas.
    A-m-e-i!
    Beijos, beijos e beijos!

    http://amenidadesdekelly.blogspot.com/

    Curtir

  • Jundiara disse:

    Qdo for à Praia do Forte vá conhecer A CASA DA TORRE do Chef Diogo Pereira, baiano de Itapuã, jovem, e cheio de boas intemções. Vc vai amarrrr!!!!!!bjs

    Curtir

  • Frances Hora disse:

    deixe eu perguntar uma coisa, vc acha justo a pessoa chegar assim no fonal de seu domingo e dar de cara com aquela foto djilicinha do bolinho de peixe?????

    “meo deosssss” não existe bolinho melhor nao!!!!So n sabia dessa dica do resto lá no projeto!!! Nunca mais fiquei batendo perna na praia do forte, no máximo paro na entrada p almocar na ida ou na volta!!!!!

    Matou-me de inveja! Again!!! kkkkkkkkk

    Curtir

  • Simone Bello disse:

    Eu acho um luuuuoooooxoooo gente que pira,joga pro alto e muda de rumo!!!Já fiz e foi ótemo!!!
    Lindo de ver e viver tudo isso Katita.
    Bjs

    Curtir

  • Olá Katita…Nossa deu água na boca esse croissant, sou louca por eles!!!
    Esse findis andei me arriscando em festinhas temáticas…kkkk…Da uma olhada Katita!!!
    Bjuss!!
    jujuvoavoa.blogspot.com

    Curtir

  • Nando Reis (Nanã) disse:

    repetir o programa

    Curtir

  • Nando Reis (Nanã) disse:

    ai que fofo e reconforrante é ver a rô e vc com bentinho curtindo todas nesse findi. assim que eu chegar aí, você vai ter

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Praia do Forte, 10 de abril de 2011 no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: