Tortilla do meu jeito

23 de março de 2011 § 32 Comentários

Com todo o respeito que a culinária espanhola merece, eu me apropriei das sagradas tortillas como solução para aqueles dias de trucão, quando a coisa começa a embaçar e só tem 2 ovos, 4 batatas, umas sobrinhas de carne, queijo, e uma ervinha já quase murcha na geladeira, sabe como? Vamos combinar que este prato é perfeito para estes dias?

Mas isso não significa que o prato não possa ficar lindo e bem apresentado. Vai que aparece alguém para alimentar, e mesmo que não apareça, você merece um prato bonitinho até em dia de vaca magérrima.

Mas para fazer tortilla é bacana ter, senão aquelas duas frigideirinhas que se encaixam (tipo omeleteira) que são ideais, pelo menos uma frigideirinha de teflon pequena e o mais alta possível para ela ficar altinha, o que não foi o caso da minha, uma vez que as minhas frigideirinhas estavam nas últimas e dançaram. Mas magrelinha também funciona e fica legal; faça como eu e não desista de fazer sua tortilla por isso.

Bom, eu usei uma sobra de bacon que me acompanha desde o medalhão de frango, e que eu não estava mais afins de topar com ele. Cortei em tirinhas finas e levei ao fogo na teflon para reduzir; usei um pincel para untar toda a frigideira com a pouca gordurinha que soltou; depois somei cubinhos de tomate maduro e cebola picada; deixei dourar um pouquinho e somei cubos de batatas cozidos al dente; depois é juntar ovos batidos com um garfo temperados com sal, pimenta moída na hora e ervinhas de sua preferência, secas ou fresquinhas, e parmesão, se estiver no barato. Sacuda a frigideira para a massa de ovos entrar por entre os demais ingredientes e deixe sossegar para formar uma crostinha. Isso tudo em fogo médio para baixo tá? Que é para não estressar, até porque na próxima etapa, que é virar a tortilla, tem estripulia. Mas relaxe, que você vai tirar de letra, virar panqueca é mais difícil. Cubra a panela com um prato, vire a panela sobre o prato, e devolva a tortilla para a panela escorregando-a do prato, assim você vai assar o outro lado da tortilla.

Foi. Agora escorrega para o prato e manda ver. Olha como a cebolinha fica mimosa quando cortada em diagonal? Uma graça, né?

Então… agora vamos brincar de transformar as sobrinhas da geladeira em tortillas nada menos que lindas e deliciosas?

§ 32 Respostas para Tortilla do meu jeito

  • Paula - FL disse:

    Oi Katita.. Vi a pergunta do Fabio e nao pude deixar de dar um help!
    Fabio: Eu faco pastel com essa massa! De eggrolls.. Compro no Wal Mart o pacotinho! E praticamente a mesma coisa de massa de pastel, um pouco mais fina. So precisa fechar antes de fritar.! Bjo

    Curtir

  • Que bom que alegrei seu dia! Uma retribuição para todos as vezes que vc alegrou o meu dia e da minha familia com suas receitas bárbaras! bjs bjs

    Curtir

  • Nando Reis (Nanã) disse:

    “Resditudo” que deixa saudade na boca quando acaba. Eu sou fã de receitas que aproveitam sobras, mas, com sabor e uma boa apresentação.

    Curtir

  • Joana Freire disse:

    Concordo com o Fábio. Mamis faz miséria com sobras de geladeira ovo jeitinho de mãe. E pra ela, isso é uma bela omelete!

    Enfim, nomenclatura à parte, no frigir dos ovos (!!), importante é ser feito com carinho.

    Curtir

  • Vou concordar com outra leitora: cozinhar restinhos com glam…só vc.;))
    Adorei.

    Curtir

  • Rafa Galvão e Galvão disse:

    Eu aqui morrendo de saudades suas e voce me aparece com esse omeletão ai ai viu.

    K. minha Rainha, viu meu e-mail sobre a pimenta jamaica?

    Beijos

    Rafa

    Curtir

  • Karla Maria disse:

    Ka,
    a tortilha é, sem dúvida, uma mão na roda e salva refeições ao longo da semana corridasemtempopranada.
    Amei a dica e o detalhe fofíssimo da cebolinha na diagonal.
    Bj

    Curtir

  • Daniella Yezzi disse:

    Isso me lembra quando eu era mais nova e não sabia fazer omelete. Fazia algo parecido com a tortilla pra tomar café da manhã.

    Parabéns pelo blog e pelas receitas. (:

    Curtir

  • Katita
    Seu novo blog está demais! Vc nem sabe, mas vc fez parte importante dos meus ultimos 2 anos, qdo estava morando na Europa e com tempo para ser dona de casa e aprender a cozinhar!
    Estarei agora sempre aqui no seu novo espaço! Já estou de volta ao Brasil e agora está ainda mais fácil conseguir os ingrediente para testar as suas receitas incríveis! Amanhã vou fazer uma sopinha sua para o meu filhote que acaba de fazer 1 ano! Durante toda a gravidez ele “comeu” as suas receitas! Tenho certeza que ele vai adorar comer “de verdade” agora!
    bjs
    Pati

    Curtir

    • Katita disse:

      Pati, você acaba de me estraçalhar o coração! Para o bem, é claro.
      Ganhei o dia, que estava meio besta. OBRIGADA!
      Meu beijo mais carinhoso para você e para o guri e… WELCOME BACK!
      =)
      K.

      Curtir

  • Simone Bello disse:

    katita,
    Eu adoro!Sabe que eu substituo a batata por batata baroa e fica mega bom….
    Bjs de

    Curtir

  • ISABEL disse:

    é sempre o que salva, a todas as cozinheiras, quando a geladeira está vazia. Mas com esse glamour só voce Katita. Olha tenho uma invejinha boa, dessa parte de fazer tudo bonito…Vou me aperfeiçoar. Voce perguntou no outro comentário quão longe estou ? Sou de Guarulhos, lembra? onde sua Avó veio morar. Um beijo Sou sua fã, sempre….

    Curtir

  • Fábio disse:

    Katita, vc sabe me dizer se esses eggrolls são a mesma massa de pastel que a gente usa aqui? Vc já tinha ouvido falar?
    http://www.simplecomfortfood.com/2011/03/19/reuben-eggrolls/

    Curtir

  • Paula - FL disse:

    Adoro! Sempre faco pro meu cafe da manha com o que tiver na geladeira tambem. Eu ja acordo varada de fome, quero ver a hora que parar de amamentar, vou ter que entrar numa dieta rigorosa eu vou engordar horrores!
    Ja pensou em fazer uma versao super gourmet? Um fiozinho de nada de oleo de trufas brancas para finalizar, e vira um pratinho fino para o maridao ou amigos! Ai….
    Beijo

    Curtir

    • Katita disse:

      Paula, a idéia é sempre partir do básico e viajar, surtar!!!!!
      Claro que dá para fazer miséria com uma fórmula de tortilla, imagina! Com cogumelos selvagens, trufas, ovos de dinossauro de Machu Picchu, leite de cabras turquesas do Tibet, e por aí vai… kakakakakakakakakakakaka
      Beijos febris de delírio,
      K.

      Curtir

  • Marisa disse:

    Katita minha amiga,

    Tu me salvou de novo!!!Aqui na minha geladeira tem uns zumbis me olhando com cara feia, querendo liberdade e é HOJE que eles vão sambar todos juntos na minha frigideira!!!Tem até uma tortillinha/flatbread integral!!! Vou aproveitar que o marido não vem almoçar e fazer a minha orgia alimentar em cima da tortilla!
    Brigada amiga,vou tentar lembrar de tirar fotos!
    Um beijo grande,

    Marisa

    Curtir

  • Tatiane disse:

    Fiquei com água na boca! Vou testar um dia desses.
    Bjocas!

    Curtir

  • Joy_UK disse:

    ahahahah ehhh fiquei feliz em saber que contribui de alguma forma! ahaha

    Curtir

  • Fábio disse:

    Eita então eu fazia tortillas e nem sabia, mas eu chamo de omeletão mesmo, rs

    Curtir

  • Dani Falcão disse:

    É batata, rsrsrsrs! Fiz este prato quando minha filha apresentou um trabalho na escola sobre a Espanha. Aqui vai o link que encontrei para ajudar na pesquisa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tortilla_espanhola e mais este texto
    Já existem inclusive receitas de tortilhas para veganos (que não consomem produtos de origem animal), que leva uma mistura de farinha e água no lugar de ovos para dar liga à receita. Esta verdadeira iguaria espanhola é feita unicamente com ovos, batatas, cebolas cortadas à Juliana, azeite de oliva e sal. Dourada por fora e úmida por dentro. Pode ser degustada no café da manhã, como refeição completa com salada de folhas verdes ou ainda como petisco (tapa). Até hoje é feita da mesma maneira tanto na Espanha quanto na América Hispânica. Existem muitas variações: com pimentão verde e vermelho, com presunto cru, ervilha, abobrinha, chouriço, páprica (Tortilha brava).
    A cebolinha está uma graça mesmo :)! Beijo!

    Curtir

  • Joy_UK disse:

    Eu sou uma que acredita fortemente no poder de uma tortilla.
    Quando a geladeira ta no oco e eu preciso de um almoco rapido, ah filha eu corro pra ela e a danada nunca me desaponta!

    Sabe como eu faco? Depois de formar a crostinha de baixo, eu pego a frigideirinha de teflon e coloco na parte de grill do forno. 1 ou 2 minutos e fica LINDO! Nem preciso virar no prato.
    Se nao tiver grill no seu forno, tb funciona. Eh so deixar o forno esquentando enquanto vc prepara tudo e ai finaliza la.
    Mas pra q que EU estou te falando isso? Eh claro que vc ja deve saber! LOL *alocka*

    Curtir

    • Katita disse:

      Joy, flor, se todo mundo achar que eu sei tudo e por isso parar de dividir seus truques comigo eu também paro de aprender, flor. Vamos brincar de troca-troca sempre por aqui?
      Ah! E eu NUNCA havia pensado em finalizar tortilla no forno, gata. NUNCA!
      =)
      Beijim,
      K.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Tortilla do meu jeito no .

Meta

%d blogueiros gostam disto: