Bom dia, com frapê de pinha!

12 de março de 2011 § 60 Comentários

Se você nunca comeu pinha, está perdendo a oportunidade de experimentar a sensação de comer um pedaço do céu. Mas se você acha que dá trabalho comer pinha, faça um suco, ou melhor, faça um frapê, bem gelado, que é uma daquelas bebidas servidas nos banquetes de lá, do céu.

A pinha é assim: toda de gomos, por fora e por dentro. Macia que só, você abre a pinha com as mãos, com o mínimo esforço, e vai encontrar mais uma profusão de gomos brancos; dentro de cada um, uma semente preta. Come-se chupando os gomos e cuspindo as sementes. Faz-se sucos, frapês e musse (um dos melhores doces que eu já descobri nos meus laboratórios culinários) obtendo a polpa da fruta, do jeitinho que eu vou mostrar.

Solte os gomos da casca; faça isso com o dedo, a pinha descarta utensílios, mas não force muito porque existe uma areiazinha junto à casca, um granuladinho, que não carece. Como você não jogou pedra na cruz e não vai entrar numas de tirar cada semente de cada gomo, entra a dica preciosa: você vai pulsar rapidamente estes gomos no seu liquidificador com um pouco de leite, assim, a polpa, que é o que queremos, se solta sem espatifar a semente, deixando aqueles grãozinhos pretos, que também não carece.

Daí coe e vai obter uma polpa densa, cremosa, linda! Ela volta para o liquidificador (usei 3 pinhas pequenas aqui), você acrescenta 1/2 litro de leite gelado, 1 cuba pequena de gelo e 3 colheres de sopa bem cheias de açúcar. Agora você bate bem, que não tem mais semente. Dá coisa de pelo menos 800ml. Por fim, deite imediatamente num belo copo longo e fino, e mais imediatamente ainda, beba. Você vai fechar os olhos de prazer, que é para se entregar toda a essa delícia!

Frapê de pinha é uma coisa muita elegante para se servir num brunch. Vai parar tudo! Mas ó… só vale MUITO gelado de doer a cabeça, e espumante.

Bom dia, com frapê de pinha!

§ 60 Respostas para Bom dia, com frapê de pinha!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Bom dia, com frapê de pinha! no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: