Frango assado do Jamie

7 de março de 2011 § 25 Comentários

Eu acreditei no Jamie Oliver quando ele disse que essa maneira de preparar o frango assado era incomparavelmente deliciosa, e apostei todas as fichas.

Comprei um belo frango inteiro, limei os miúdos, retirei aparas, lavei bem – primeiro com água corrente depois com limão sem enxágue – e separei a pele da carne delicadamente (ao enfiar a mão sob a pele você solta toda ela por dentro, inclusive as coxas) para então temperá-la. Fiz alguns furos ali por baixo da pele, salguei, moi pimenta do reino ali por dentro e depois cobri a carne com uma mistura de hortelã, manjericão e salsinha frescos picados; daí estiquei a “roupinha” dela direitinho (a pele vai proteger a carne, evitando que ela resseque, e vai virar uma crostinha torrada), recheei o orifício central da penosa com 1/2 limão cortado em quatro partes, algumas folhas de louro e alecrim (quisera fosse fresco); daí amarrei bem o frango pelas pernas, asas e peito, de maneira a garantir que o suco não se desprendesse durante a cocção, e deixei descansar por umas duas horas.

Pré-aqueci o forno bem alto por uns 15 minutos e preparei a assadeira com o frango no centro e batatas cruas com casca cortadas em oito pedaços e temperadas com sal, pimenta do reino moída na hora e tomilho seco, ao seu redor; reguei tudo com azeite de oliva honesto e levei ao forno, com papel laminado na primeira parte da cocção, retirando-o depois de cozida a carne, para dourar.

Eu não sabia fazer frango assado antes deste. O cara manja. Es-pe-ta-cu-lar. Você não vai precisar de nenhuma outra receita de frango assado!

(!) Publiquei este pitéu no blog Rainhas do Lar em janeiro de 2009.

§ 25 Respostas para Frango assado do Jamie

  • marcia disse:

    a resposta do meu prato preferido da cozinha afetiva é: Quando amanheço no site,ansiosa para vÊ a receita do dia e me deliciu no preparo dos pratos e o meu marido com olhar de pidão. beijos

    Curtir

  • Luciene disse:

    Feliz Dia das Mulheres!!! Para todas nos muita saude e boas amigas sempre ao redor! Bjo.

    Curtir

  • Dani Falcão disse:

    Kakakaka, abro o pitéu e dou de cara com esse frango, linnnndo, olhando pro forno, e as emoções se repetinnnndoooo, kakakakaka. Tudo bem que lá só estão as batatas com alhos inteiros, sal grosso, azeite e alecrim, um dia ainda me jogo nesse frango!

    Curtir

  • Tu és a Katinha no meu windows live? :PPPP

    Curtir

  • Você não sabe o quanto eu venho falando em fazer um frangão como este para papai. E para mim, que sou filha de Deus e quero arrancar uma coxa desse frango como fazia D. João VI. hahhahahaha

    Já tomei nota desse bafo, e faço assim que puder! Aaahhh minhas caixas de mudança. Me coçando por colocar minha cozinha em ordem, o resto da casa é consequência.

    E você também não sabe, que me ajudasta a retomar o meu blog (o link está acima no campo de identificação de quem comenta), e me senti extremamente feliz, acordei cedo numa manhã ensolarada. Vamos ter festa em casa, porque a vida é boa demais pra ser complicadinha, ainda que os percalços insistam em nos rodear e dizer o contrário.

    Um dia maravilhoso pra ti, e mais tarde respondo teu e-mail. Hoje vai ser corrido!!!!

    Curtir

  • Omeletegirl disse:

    Querida, querida!!

    vou combinar uma coisa com vc!!
    NUNCA mais, mais NUNCA mais venho aqui…
    … quando estiver morta-esfomeada-descabelada-irritada-comcolegas§!*µ¤-que me impõem!!!
    São 11h06 e não vou almoçar frango-seu nem frango-Jamie :o(( Nem sei o que vou comer hoje aqui na cantina-beurk do trabalho! Acho que vou ali na boulangerie comer um sandubazinho de baguette. E, acho que vou fazer isso.
    Oh, vida! Oh, céus! Oh, azar!! (lembram do desenho animado?!:o)
    beijos e esse frango um dia sera meu!!!!!!!

    Curtir

  • Joy_UK disse:

    Eu acho tao incrivel que teu reBento vai crescer com essas memorias culinarias riquiiiiissimas…Um dia eu quero ser assim assim:)

    Curtir

  • Carol disse:

    A Nigella fazum frango mais ou menos assim, só que em edaços no pacote, e de acomanhamento umas batatas com alhos inteiros cebola, pedaços de limão e tomilho, que por sinal fica uma maravilha!! Conhece?? Mas vou fazer esse inteirinho pq é lindo de ver e comer,um frangão assim saindo do forno pro almoço de domingo!!

    Curtir

    • Katita disse:

      Não lembro agora se vi esse frango em um dos livros da Nigella que tenho (porque tevê dificilmente assisto), mas essa coisa de alhos interios e pedações de coisas é a cara dela! Deve ser incrível também. Mas Carol, eu gosto justamente disso que você falou: frangão! Essa é a versão glam do meu frango assado de infância, e o frango assado da infância do meu filho.
      =)

      Curtir

  • Joy_UK disse:

    Pois Ka,

    acho que devo ter comentado sim…eu gosto mto dele err digo das receitas do moco! HAAHAHAHAH

    Curtir

  • Lu Cupido disse:

    Oh my Godness…

    Esse frango me parece realmente maravilhoso. Deu água na boca!
    E o passo a passo ficou show, Katita.

    Beijo

    Curtir

  • Joy_UK disse:

    Olha eu tb so uso a receita dele de frango viu? Nao quero mais outra vida…sem contar que frango assado eh PRATICO ne? Poe no forno e esquece…ai quando tira do forno eh aquele cheiro espetacular…ai ai fiquei com vontade de frango assado 🙂

    bjos minha lindona x

    Curtir

  • Isildinha Góes Meira disse:

    Nossa, ficou lindo e de dar água na boca.O proximo frango que eu fizer será assim, depois eu conto como ficou.

    Curtir

  • luciana disse:

    oi, sempre fui fã de vcs mas rolou um comentário na comunidade do yahoo que participo de que vcs fecharam o rainhas do lar porque brigaram ? é verdade? disseram que foi uma briga feia..eu ri muito..pois nao acredito nisso!!!!

    Curtir

  • luciene disse:

    Caipira ou urbano, eh de dar agua na boca!!! Beijo, bom descanso.

    Curtir

    • Katita disse:

      Luciene, você puxou uma trilha sonora sem querer…

      “É de dar água na boca, quando eu olho pra você
      É de dar água na boca, quando eu olho pra você
      O meu coração, coitado, fica logo acelerado, fica doido de prazer
      O meu coração, coitado, fica logo acelerado, fica doido de prazer… ”

      Gente, de quem é isso mesmo? Deixa eu ver aqui no Google…

      … hum… Nando Cordel… acho que Elba gravou, né?

      =)

      Beijo, minha musa grega!
      K.

      Curtir

  • Fábio disse:

    Katita, este frango deve ter ficado delicioso, chega senti o cheirinho daqui…, mas veio uma dúvida cruel, até onde eu sei, frango caipira tem a carne dura e lembro que minha mãe só fazia ele cozido e na pressão, e ficava horas para ficar macio, ele assado assim não fica duro não?

    Curtir

    • Katita disse:

      Fábio, querido, mais uma observação SUPER pertinente, e eu vou até tirar a palavra caipira do post, porque o “caipira” que eu comprei no mercado não tem nada a ver com o nosso caipira da roça. Era apenas uma peça bonita vendida como caipira.
      Obrigada e um beijo!
      =)
      K.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Frango assado do Jamie no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: