Arauá dos Galvão

19 de fevereiro de 2011 § 40 Comentários

Estes são Kátia e João Galvão, um casal adorável, pais de dois homens feitos, os fofos do Maurício e do Guga, e avós do meu dindo Tom, filho de Maurício. Este percurso todo e uma enorme afinidade me tornou amiga de Kátia Galvão. O casal Galvão tem um estilo de vida simples e delicioso. Trabalham à beça para poderem dar-se ao desfrute de reunir sua família e amigos chegados em suas casas de praia, em Itacimirim e em Arauá, na Ilha de Itaparica, um sonho concretizado de João, que durante a semana é empresário e no fim de semana é pescador e homem do mar.

Kátia convidou a mim e a Flávia para juntarmos os nossos filhos e seu neto, que são colegas super chegados, e debandarmo-nos para um final de semana, inesquecível posso adiantar, em seu paraíso particular.

Arauá é um condomínio bacanérrimo e prova concreta de que a Ilha de Itaparica tem altos picos incríveis. Nas fotos acima, o mar de Arauá pela manhã com maré baixa que permite caminhada pelo mar até os recifes onde é possível ver lindos bichos do mar, pescar com as crianças e adotar pequenas e mornas piscininhas límpidas para se esbaldar até a maré encher; o barco de João, onde parte para a pescaria enquanto todos ainda dormem; o portão da casa que descamba para o mar, não sem alguns passos sobre a grama verde na sombra dos coqueiros que dão água doce e fresca o ano todo.

Comida de Arauá é peixe e mariscos vendidos pelos vendedores cadastrados para trabalharem no condomínio, que chamam do portão todos os dias bem cedinho com toda sorte de delícias fresquinhas. Na foto, Dona Ana, uma das vendedoras de mariscos; e a cultura de comer caranguejo de frente para o mar até esquecer da vida.

A salada de lagosta a quatro mãos dos Galvão é assim: João comprou 8k de lagosta, aferventou por 15 minutos na água com sal, removeu as tripas e retirou toda a carne incrível que a lagosta tem (vamos combinar todo mundo?). Daí vinagrete básico a parte, com tomates, cebolas, pimentões e cheiro verde picadinhos, que depois de incorporados à carne, foram temperados com azeite de oliva honestíssimo, vinagre e sal (além de pimenta para quem é de pimenta). Isso para comer assim mesmo e ali mesmo, na sequência do caranguejo, de papo para o ar, digo para o mar, com cervejota geladérrima, causos, e a alegria de ver as crianças enlouquecidas de felicidade.

As crianças surtadas entre a água azul da piscina e a água azul do mar, que encontra o azul do céu lá naquela linha do horizonte; construiu-se uma cabaninha para os meninos onde eles comiam brincavam e cochilavam; em Arauá dá para ver muitos peixinhos fofos aos nossos pés…

Renatinha e Mau, casal gracinha; eu, porque meu lugar é na cozinha; as crianças no ferry-boat e as minhas deliciosas parceiras desta aventura, Flavinha e Katinha.

Eu acho que a felicidade realmente está nas coisas mais simples e às vezes até banais. Obrigada Kátia e João por me fazerem lembrar disso mais uma vez!

Foi lindo de morrer.

§ 40 Respostas para Arauá dos Galvão

  • Celia disse:

    Katita,
    Estou desolada! Tinha descoberto o Rainhas do Lar há uma semana e estava apaixonada pelo site. Descobri hoje o post do encerramento. Não sei como fazer para salvar todas as receitas e seus comentários. Poderia prorrogar a data de retirada do site? Teria em algum arquivo as receitas todas juntas? Sou uma negação na cozinha e estava pensando que estava salva. Até perdi o medo da panela de pressão sem água nenhuma! Help! bjks

    Curtir

  • Jana disse:

    Que susto tomei ao entrar no Rainhas, após chegar das minhas férias. Felizmente acompanharei vcs nas respectivas “casas”. Obrigada por tudo que fizeram no Rainhas, aprendi muitas coisas com vcs. Foi lindo!!!
    Tudo de bom!
    Bjos.

    Curtir

  • Jalile disse:

    Ai Katita, fala assim comigo não que tô mto triste ..:(
    olha.. vc não partir dessa pra melhor, graças a Deus, mas o Rainhas do lar acabou, era dele que estava falando, não de vocês.
    Não quero que me enterprete mal, porque gosto de você de todo o coração, frequento o site ha 3 anos, e dividi com vcs muitos momentos lindos, vcs participaram de todas minhas festinhas, aniversários, comemorações.. eu sempre ia lá na cozinha pedir um palpite, um conselho. Eu ri e chorei com vcs, me indignei com a vizinha que jogou o carrinho de Bento fora, conto a historias de vcs pras pessoas, como se nos conhecêssemos pessoalmente há anos…
    Estou triste…

    Eu aceito as mudanças, eu mesma mudo sempre, já precisei mudar tudo, e sempre foi bom.

    Desejo a vc sorte e só alegrias, uma vez que não há espaço para tristeza na sua cozinha…

    beijo grande no coração

    Jalile

    Curtir

  • Paula - FL disse:

    Valeu Katita,
    Sua opiniao e muito importante pra mim, afinal de contas o Rainhas eh ‘nave mae’ dos blogs culinarios do Brasisao a fora… E olha, quando vi a receita do maravilhoso escondidinho nem fiquei com tanta inveja! Rss. Ja descobri como fazer o meu, mas o queijo coalho quebrou minhas pernas.. rsrsrs.. Que dilixia!
    Coloca bastante coisa gostosa ai que com certeza farei minhas versoes!
    Beijos!

    Curtir

  • Tina Maria disse:

    “Que Marravilha!” diria Claude!
    Beijo e contemplaçao.

    Curtir

  • Laura Jane (brasília) disse:

    Katita…
    Faz aquela sobremesa com polpa de coco e os namoricos aqui!!!…combina tanto com vc, conosco ….bjos (só para falar de algumas das minhas receitas favoritas…rs)

    Curtir

    • Katita disse:

      Laura, minha flor do cerrado, faço sim. Faço porque também são algumas das minhas preferidas e não falta coco nesta casa. Mamãe às vezes entope o congelador com polpa e água de coco, e eu tenho que dar conta, né? E os namoricos… eu inventei esse negócio de chamar de namorico a junção de dois ingredientes apenas, que dá super certo. Acho que também não vai faltar namorico não. Mas se você se refere ao último, de banana com coalho, é?
      Beijo de frapê de coco (taí…)
      =)
      K.

      Curtir

  • Jalile disse:

    Luto…
    Como assim? sem mais sem menos? Vocês abrem a cozinha, enchem a gente de doce, de afago, nos acostuma com seus temperos, passam a fazer parte da nossa vida, de uma forma tão eromática, com um gosto inesquecível, e de repente se vão?
    Um dia escrevi um e-mail pra Faby dizendo para ela o quanto o rainhas era importante para mim, e que talvez ele fosse tão importante para mim, quanto é pra vcs, hoje vejo que para mim “era” mais.
    Morre um referencial , estou triste, muito triste com o fim do rainhas do lar. Tudo bem, vcs vão continuar escrevendo separadamente, mas é como arroz com feijão. Bom juntinhos, as vezes com um pouco mais de um do que do outro.. combinação é perfeita.

    Não.. não posso acreditar!

    vou seguir acompanhando vocês, desejo sorte e sucesso na nova etapa.

    beijo de tristeza
    Jalile

    Curtir

    • Katita disse:

      Jalile, como assim ” se vão”? Parece até que eu parti desta para uma melhor (toc, toc, toc), Deus é mais, hein? =)
      Entendo flor, mas é como eu já disse: não há lugar para tristeza nesta cozinha! Entre no clima da mudança para o bem, aceite, abra o peito, segura a peruca e pula!
      =)
      Beijo!
      K.

      Curtir

  • Véia disse:

    eis-me aqui!

    “Precário, provisório, perecível;
    Falível, transitório, transitivo;
    Efêmero, fugaz e passageiro…

    Eis aqui um vivo,

    Impuro, imperfeito, impermanente;
    Incerto, incompleto, inconstante;
    Instável, variável, defectivo…

    Eis aqui um vivo,
    eis-me aqui.

    Botei no meu blog dia desses e ouvi no rádio Lenine cantando, depois vi isso aqui: Verdade.
    é neste grau que gosto de viver meus mundos.
    Lenço branco ancenando…

    Véia

    Curtir

    • Katita disse:

      Véia, dei gritinho de felicidade aqui no Skype com meu amigo LG quando vi o teu comentário, ele tá de prova!
      Eu gosto tanto de você, mesmo sabendo tão pouco e falando menos ainda… adoro seu estilo de vida, seu humor e seus comentários.
      Não nos percamos de vista, sim?!
      =)
      K.

      Curtir

  • Fabíola Bessa disse:

    Quando abri meu e-mail hoje fiquei chocada com a notícia do fim do Rainhas, meu blog favorito de todos os tempos. Mas ai, ainda atordoada, vi que você estava de casa nova e corri, agora um pouquinho mais aliviada, pra cá pra conhecer. Que bom, Katita, que você continua a nos brindar com suas receitas, histórias, descobertas, sensações, do jeito que só você sabe fazer. Boa sorte, querida. Estarei por aqui sempre, te visitando e comentando. Espero um dia ter a alegria de te conhecer pessoalmente. Um beijo enorme!

    Curtir

  • Paula - FL disse:

    Fiquei com coracao apertado ao ver a noticia do fim do Rainhas, mas igualmente contente em ver que continuaremos a nos deliciar com seu espirito lindo e seu carinho!
    Que Deus te ilumine e que sua cozinha esteja sempre cheia de sabores, temperos e amor!

    Beijos
    Paula Lima-Amos
    http://www.farofinhaamericana.blogspot.com/

    Curtir

  • KK Freitas disse:

    Obrigada pelos anos de Rainha! Sorte e felicidade com o Pitéu! Bjos, KK

    Curtir

  • Nanda( a da ladeira da Barra) disse:

    Flor,

    Quando você for terminar de arrumar a casa nova, promete que mantém essa luz, essa brancura, esse jeito gostoso, esse aconchego de amor que você imprimiu aqui? Tô gostando tanto, entro aqui e já me sinto relaxada…Completamemte do bem esse lugar. VIVA!

    Tô mandando por seu e-mail meu número de Recife e a foto(ruim) de uma parede de quadrinhos que fiz na casinha e que me lembra ocê.

    Muitos beijos de amor.

    Curtir

    • Katita disse:

      Nanda, a casa é basicamente isso, estou fazendo apenas pequenos ajustes de configuração, mas a idéia é essa mesmo.
      Vou catar o e-mail aguora!
      Sabe o que eu fiz hoje de manhã assim que acordei? Ouvi o Minas e Gerais, na sequência. Comecei o dia mexiiiiiiiida, sentimentaaaaaal! Culpa sua. =)
      Beijo de amor,
      K.

      Curtir

  • Ana Carol Crocks disse:

    Para o alto e avante, Katita!!!!!
    Estarei te bisbilhotando onde você estiver.
    Que Deus abençoe a casa nova e que você tenha muita inspiração e ainda mais sucesso.
    Ah, ano que vem estaremos aqui te esperando para o primeiro aniversário do Pitéu.
    Beijos

    Curtir

  • SUMAIA disse:

    NOOOOSSAAAAAAAA…QUE SUSTO EU TOMEI QUANDO RECEBI HJ A NOTICIA DO FIM DO RAINHAS…QUER DIZER:FIM NÃO NÉ??? UM “RECOMEÇO” DIFERENTE…MAIS AINDA ASSIM UM CHOQUE…FAZER O Q? É A VIDA…MAIS TO AQUI,COLADA EM VC SEMPRE…
    PARABÉNS E MUITA SORTE NA CASA NOVA!
    DEUS ABENÇOE VC SEMPRE E MAIS A CADA DIA!!!
    TE ADMIRO MUITISSISSIMO!!!
    SOU UMA APAIXONADA POR COZINHA COMO VC,TENHO PRAZER DE COZINHAR ENTRE AMIGOS E PARA AMIGOS E SOU BAIANA,CLAROOOO,MORO AQUI PERTINHO DE TU,NA CIDADE DE VALENÇA…QUANDO QUIZER APARECER,FIQUE A VONTADE,PARA EU PODER TE APRESENTAR ALGUMAS DELICIAS QUE FAÇO COM CAMARÃO,E OUTRAS COISINHAS MAIS…

    Curtir

  • Luciana Cupido disse:

    Katita,
    Primeiramente obrigada pelos momentos tao gostosos q vivi curtindo o Rainhas do Lar – foi realmente uma gostosura!
    Desejo boa sorte, sucesso e muito tempero no ciclo q se inicia… para voce e para todas as leitoras, que continuarao a te acompanhar.
    Beijinhos
    Lu Cupido

    Curtir

  • Tati disse:

    Quando alguém perguntava p/ o meu antigo e querido chefe como se tornar um profissional melhor, ele de pronto respondia: “pense em ser uma pessoa melhor”.

    Pensando nestas palavras tenho a certeza de que em qualquer endereço seu blog SEMPRE será um sucesso, porque você é um sucesso de pessoa!

    A sua casa nova tem um astral leve, uma brisa fresca e o espírito acolhedor de sempre. Delícia!

    Minhas mais sinceras vibrações de amor e carinho para um recomeço necessário!

    Bjs

    Curtir

  • Simone Bello disse:

    Lindo de viver,Katita,como sempre vc passando vida,luz,energia,amor e tudo que tem de bom nessa vida!
    Beijão

    Curtir

  • cau disse:

    olá katita!

    linda sua nova cozinha!

    gostaria de saber se vc tb enviará newsletters por aqui.

    beijos,

    cau

    Curtir

  • Nubia disse:

    Kaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatia, minha filha…Vou sentir saudades da outra casa…mas vamos combinar que casa nova é sempre bm, né?
    EStreates com um post lindo!!!
    Viva Salvador!
    Viva a ilha! Viva o mar! Viva eu e tu!!!
    beeeeeeeeijos e parabéns pela nova cozinha…e vou lhe dizer adoro cheiro de reboco.

    Curtir

    • Katita disse:

      Nubia, minha querida, ainda ontem matava saudade das amigas candangas revendo as nossas fotos, e lá estava você, com seu ar tranquilo e astral!
      Beijo enorme, lindona.
      Viva! (adoro dar vivas também, já viu que palavra ótima, você que é das línguas?)
      =)))))))
      K.

      Curtir

  • celina disse:

    Cara Katita,
    Entristecida pelo fim do Rainhasdolar, mas entendo as fases da vida…e que väo e vem e tudo tem seu tempo…tempo de nascer e tempo de morrer…tempo de chorar e tempo de rir…como já disse o sábio rei Salomáo na Biblia.
    Espero compartilhar essa nova fase com vc e desejar o melhor para vc.
    beijinhos,
    C

    Curtir

    • Katita disse:

      Celina, coisa boa você mencionar Eclesiastes, um dos textos que mais amo na vida, a mim apresentado pela minha mãe num momento meio difícil, e que depois virou meio que hino na minha vida.
      Obrigada e um beijo, querida.
      K.

      Curtir

  • ANDRÉA disse:

    Parabéns pela nova casa, masssssssssssssssss ainda estou triste pelo fim do RAINHAS DO LAR…..porque afinal tiveram que acabar????
    mas sucesso pra ti….bjos cariocas

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

O que é isso?

Você está lendo no momento Arauá dos Galvão no Pitéu.

Meta

%d blogueiros gostam disto: